Kazimir Malevich

O russo Kazimir Malevich (1878-1935) é o idealizador do movimento Suprematista que trilhou o caminho de desconstrução do modelo figurativo. Para isso ele utilizou a única forma que não nasceu na natureza: o quadrado e também fez uso das formas geométricas uma vez que a matemática que é ciência abstrata, intelectualizada criada pelo Homem.


Kazimir Malevich. 
Two-dimensional self-portrait
Como pode ser observado em sua pintura, Malevich emprega reducionismo de formas e cores, ou seja, usa formas inteiramente monocromáticas. Ele também cria um dinamismo com essas formas geométricas conferindo a idéia de movimento. Malevich alcança sobre a planaridade da tela na medida em que as formas geométricas não são perfeitamente dispostas, soltas no espaço e nem tem um formato perfeito.

Kazimir Malevich
Quadro preto sobre fundo branco
Malevich inova ao fazer a exposição “0,10” em 1915 onde colocou quadros de maneira muito próxima, aparentemente desconexa. Foi nessa ocasião em que foi divulgado o quadro “O quadrado negro sobre fundo branco” colocado em uma quina no canto superior de uma sala lugar esse onde a Igreja Ortodoxa Russa, tradicionalmente, destina aos ícones religiosos.

Referência

Kazimir Malevich. Suprematism. Two-dimensional self-portrait. 1915. Oil on canvas. 80 x 62 cm. Stedelijk Museum, Amsterdam, Netherlands.
Disponível em: <http://www.abcgallery.com/M/malevich/malevich96.html> Acesso: 12 jan. 2011.


Kazimir Malevich. Quadro preto sobre fundo branco. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Malevich.black-square.jpg> Acesso: 12 jan. 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotografias albuminadas

Breve histórico sobre a fabricação de papel

Construtivismo e abstracionismo