Marcel Duchamp (1887-1968)
No início de sua trajetória artística Marcel Duchamp (1887-1968) buscou introduzir movimento na linguagem cubista tentando uni-la com o futurismo e, após ser muito criticado, afastou-se da pintura em busca de mais liberdade.
Marcel Duchamp - Nu descendo uma escada
Ao procurar novas questões e técnicas, Duchamp faz o “ready made” (denominação criada por ele) deslocando objetos utilitários de suas funções originais atribuindo a esses um nome, título, data e assinatura, logo, tais objetos ganham um status de obra arte. Com isso, Duchamp coloca em xeque o conceito de ser artista, uma vez que, para fazer uma obra parecida, é necessário apenas de objetos e criatividade.
Ele privilegiava objetos do cotidiano que não tinham sentido estético para cortar qualquer relação com o sentido de saber fazer a arte. Duchamp queria se despojar de qualquer sentido do belo, buscando a liberdade total de transgredir os territórios e, assim, aproximar a vida da arte.
Ele privilegiava objetos do cotidiano que não tinham sentido estético para cortar qualquer relação com o sentido de saber fazer a arte. Duchamp queria se despojar de qualquer sentido do belo, buscando a liberdade total de transgredir os territórios e, assim, aproximar a vida da arte.
Marcel Duchamp - Ready made roda de bicicleta
Queria também fazer o espectador pensar e se questionar uma vez que pela primeira vez, é necessária leitura para o entendimento de determinada obra. Dizia que o xadrez era a obra de arte perfeita porque possuía beleza estética e para jogá-la era necessário o raciocínio. Para ele o importante não era o fazer, e sim a idéia, tanto que, posteriormente, deixou que outros artistas reproduzissem suas obras. Duchamp trás para a arte materiais estranhos como elementos moles, utiliza muitos jogos de palavras e trocadilhos como títulos de suas obras. Em homenagem aos Dadaístas, Duchamp vai ao Louvre e compra uma reprodução da Mona Lisa colocando barba e bigode. Ao fazer isso, ele não desacraliza o quadro de Leonardo Da Vinci, ele apenas modifica uma reprodução deste quadro.
Em um dado momento raspa seu cabelo em formato de cometa, usando seu próprio corpo como suporte promovendo uma inovação artística. Quando foi convidado para fazer a cenografia de uma exposição Surrealista e faz uma museografia muito diferente da tradicional onde usa barbantes pendurados no teto e no caminho visando uma maior interação com os espectadores. Ele também teve a idéia de fazer miniaturas de suas obras mais importantes guardando-as em uma maleta criando assim o primeiro Museu Portátil do mundo.
Referência
COSTA, Bianca Mandarino. Marcel Duchamp. Pesquisa apresentada ao Curso de Graduação em Museologia. UNIRIO, 2007.
Imagem. Marcel Duchamp. Nu descendo uma escada. Disponível em: <http://picasaweb.google.com/fotosaula/Futurismo#5363730256220055026> Acesso: 15 jan. 2011.
Imagem. Marcel Duchamp. Roda de Bicicleta. Disponível em: <http://salomao.tijolo.zip.net/images/duchamp.gif> Acesso: 15 jan. 2011.
Imagem. Marcel Duchamp. "L.H.O.O.Q”. Disponível em: <http://d.i.uol.com.br/monalisa_duchamp_ap_300.jpg> Acesso: 15 jan. 2011
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