Postagens

Biblioteca Digital do Senado Federal

Imagem
A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) disponibiliza desde 22 de novembro de 2006, em formato digital, a mais de 226 mil documentos. Entre eles livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, etc. Sua idealização começou 6 meses antes através da Portaria do Diretor-Geral nº 115, de 16 de maio de 2006 e atualmente a biblioteca conta com dois apoiadores: a Biblioteca Digital Jurídica (BDJur), vinculada ao Supremo Tribunal de Justiça, e o IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Os documentos disponibilizados na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos, tornando possível o acesso e download gratuitos das obras e mensalmente são adicionados novos livros (alguns títulos recentes) ao acervo da biblioteca nas áreas abaixo: Administração Direito Economia e Política Educação História e Biografia Literatura Outras Áreas Os interessados podem se cadastrar de forma on-line para receberem por e-mail inf

Wassily Kandinsky

Imagem
Wassily Kandinsky (1866-1944) buscava uma forma de pintura que falasse por si mesma, ele queria que a cor falasse. Entendia que a cor tinha o poder de transmitir o sentimento e emoção do artista. O observador deveria ligar a cor à emoção. Queria definitivamente libertar o fazer artístico do compromisso com a realidade e libertar o olho do observador. Para Kandinsky só quando a pintura se libertasse do tema, ela conseguiria ser fiel a aquilo que ela é: cor e suporte. Através dos rabiscos e das formas soltas, ele soltava a mão e com isso criava as figuras abstratas. Kandinsky sabe juntar as formas aleatórias para criar dinamismo, peso e equilíbrio. Wassily Kandinsky Improvisation 26 (Oars) Kandinsky some com a linha do horizonte e deixa as formas ficam flutuando no espaço. Na pintura escolhida, fica evidente o sentimento passado através da cores fortes e da união de formas, linhas e curvas sem usar a tridimensionalidade e em a submissão da linha do horizonte. Ele também

MAST

Imagem
              O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) fundado em 1985 no antigo prédio do Observatório Nacional no bairro de São Cristóvão no estado do Rio de Janeiro. Tem a missão de "ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos e divulgação da história da ciência e tecnologia no Brasil". (MAST, 2010) O conjunto arquitetônico que compõe o entorno do museu constitui um importante testemunho preservado de um observatório astronômico do início do século XX. Enquanto que s eu acervo museológico é composto majoritariamente por instrumentos, objetos e documentos provenientes do Observatório Nacional. O museu possui uma base de dados online onde disponibiliza informações sobre seu acervo museológico, arquivístico e biblioteconômico. Fachada do museu Visite o museu! Saiba o horário de visitação e programação: MAST --- English version The Museum of Astronomy and Related Sci

Processos fotográficos do século XIX e problemas de deterioração

Processos fotográficos do século XIX e problemas de deterioração “Diferentes tipos de processos fotográficos foram introduzidos, floresceram e desapareceram no curto período de 150 anos da história desta tecnologia de produção de imagens”. ( MUSTARDO; KENNEDY, 2004, p. 17) A fotografia, de certa forma, conquistou rapidamente o seu espaço na sociedade que entendia que “cabe a ela [fotografia] prolongar a aparência das coisas, difundir os conhecimentos e conservar a memória.” (C ARTIER-BRESSON; 2004, p. 1) É bem verdade que a fotografia torna possível a observação de cenários, indumentárias e costumes de maneira muito mais precisa que qualquer fonte escrita. “As excepcionais capacidades informativas e didáticas da fotografia abriram novas perspectivas documentais e iconográficas, desbravadas já pelos primeiros fotógrafos que percorriam o mundo, freqüentemente com o auxílio dos poderes públicos ”. (C ARTIER-BRESSON, 2004, p. 1) O homem sempre tentou representar a realidade ao

Mulheres no estudo da astronomia

Imagem
Mulheres no estudo da astronomia Tosi afirma que a Astronomia foi a ciência que mais despertou o interesse dos homens e mulheres burgueses e nobreza por conta das descobertas realizadas por Newton e o estabelecimento das leis dos movimentos planetários estabelecidos por Kepler.  Nesse momento a astronomia demandava não apenas conhecimento teórico, mas também prático como, por exemplo, polimento de lentes e fabricação de instrumentos, como também o desenvolvimento de cálculos. Esse se tornou o momento de participação das mulheres ocupando posições secundárias. (TOSI, 1998, p.384) Não diferindo do restante das ciências, os nomes das mulheres começam a aparecer na astronomia à sombra dos homens fosse, pai, irmão ou marido cientistas, a quem ajudavam em seus trabalhos, observações, nos cálculos e nas classificações ou no prosseguimento das pesquisas depois da morte dos mesmos. No século XVIII, as astrônomas mais famosas foram Caroline Herchel (1750-1848) e Maria Winkelmann (1670

Mulheres na Ciência

Imagem
Mulheres na Ciência O campo de estudo que se ocupa a investigar os fenômenos científico-tecnológicos e sua relação com o contexto social é comumente chamado de estudos sociais da ciência. E parte do princípio que “os fatores econômicos, políticos e culturais têm influência sobre as mudanças científico-tecnológicas; e as mudanças científico-tecnológicas têm conseqüências para a sociedade e seu meio ambiente.” (SANTOS, 2006) A noção da construção do saber científico como objetivo, universal e neutro deu lugar a interpretação de que a ciência que é produzida em um dado local em uma determinada época é fruto de um contexto social e histórico específico. Com essa nova abordagem de estudo com relação a ciências e seus valores como a relação entre ciência e gênero (participação das mulheres nas atividades científicas). (SILVA, 1998, p.11)     Durante muitos anos as mulheres permaneceram confinadas ao “saber doméstico que consistia na leitura e na escrita, algumas noções de cálcu

Kazimir Malevich

Imagem
O russo Kazimir Malevich (1878-1935) é o idealizador do movimento Suprematista que trilhou o caminho de desconstrução do modelo figurativo. Para isso ele utilizou a única forma que não nasceu na natureza: o quadrado e também fez uso das formas geométricas uma vez que a matemática que é ciência abstrata, intelectualizada criada pelo Homem. Kazimir Malevich.  Two-dimensional self-portrait Como pode ser observado em sua pintura, Malevich emprega reducionismo de formas e cores, ou seja, usa formas inteiramente monocromáticas. Ele também cria um dinamismo com essas formas geométricas conferindo a idéia de movimento. Malevich alcança sobre a planaridade da tela na medida em que as formas geométricas não são perfeitamente dispostas, soltas no espaço e nem tem um formato perfeito. Kazimir Malevich Quadro preto sobre fundo branco Malevich inova ao fazer a exposição “ 0,10” em 1915 onde colocou quadros de maneira muito próxima, aparentemente desconexa. Foi nessa ocasião