Postagens

Museu Paranaense

Imagem
Museu Paranaense O museu foi inaugurado em 1876 na cidade de Curitiba com um acervo de 600 itens (moedas, rochas, artefatos indígenas, insetos e animais). Em 1882, transformou-se em órgão oficial de governo e começou a receber doações. Desde a sua inauguração o Museu Paranaense ocupou diversas sedes diferentes, sendo a atual o Palácio São Francisco. O prédio foi construído em 1928-1929 por Julio Garmatter com finalidade residencial. Em 1938, a propriedade foi adquirida para ser a sede do Governo Estadual quando recebeu o nome de Palácio São Francisco. Permaneceu com essa finalidade até 1953, quando a sede governamental passou para o Centro Cívico. Em 2002, foi realizada a restauração do prédio do Palácio e a construção do anexo dois com o objetivo de ser a nova sede do museu. O Museu Paranaense atualmente é composto por uma coleção com cerca de 400 mil itens como, por exemplo, objetos pessoais, mobiliário, armamento, indumentárias, documentos, cartografia, fotografias, m...

Museu do Expedicionário

Imagem
Com o final da Segunda Guerra Mundial , os expedicionários paranaenses fundaram a associação denominada Legião Paranaense do Expedicionário (LPE) em 1946 e, por meio dela, conseguiram angariar fundos para a construção da Casa do Expedicionário que foi inaugurada em 1951. Inicialmente, local se destinava a prestação de serviços médicos e assessoramento jurídico aos ex-combatentes e seus familiares, mas também eram realizados eventos sociais e culturais e já havia uma sala que se destinava à memória.  No decorrer dos anos, a ideia de se ter um museu foi se ampliando e em 1980, a Legião Paranaense do Expedicionário e a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná se uniram e o  Estado passou a ser responsável pela administração e manutenção do museu. Já em 2017,  “edifício e o acervo do museu foram doados ao Exército Brasileiro, com a responsabilidade de preservar a história e o imóvel, enquanto a Legião Paranaense do Expedicionário passou a cuidar da parte cul...

Memorial Ucraniano

Imagem
Próximo ao Parque Tingüi na cidade de Curitiba no Paraná foi inaugurado em 26 de outubro de 1995 em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes o Memorial da Imigração Ucraniana. O Memorial é uma réplica da Paróquia Ortodoxa Ucraniana de São Miguel Arcanjo que foi construída em 1903 na Serra do Tigre no Paraná.                Prédio principal do Memorial O Memorial é em madeira encaixada com poucos pregos, método de construção tradicionalmente ucraniano e em estilo bizantino . Ainda no complexo do Memorial também há um campanário e uma pêssanka de grandes dimensões que é obra do artista plástico Jorge Seratiuk.                                 Complexo do Memorial                                             Escultura de ...

Igreja de Nossa Senhora da Candelária

Imagem
A Igreja de Nossa Senhora da Candelária fica localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro em uma das vias mais importantes, a Avenida Presidente Vargas. Sua história teve início no século XVII, quando uma pequena capela foi construída pelo casal espanhol (Antonio Martins de Paula e Leonor Magalhães) em homenagem a Nossa Senhora da Candelária. Eles estavam cumprindo uma promessa por conseguir portar no Rio de Janeiro sobrevivendo a uma tempestade em alto mar.   Interior da Igreja                                       Gradativamente a igreja foi passando por sucessivas reformas e ampliações no passar dos anos tendo até, em um dado momento, com altares esculpidos pelo Mestre Valentim , mas que foram substituídos. Algumas modificações foram realizadas pelo engenheiro Ant...

Estudo de caso: Talha da capela-mor da Igreja do Convento de Santo Antônio

Estudo de caso: Talha da capela-mor da Igreja do Convento de Santo Antônio O conjunto arquitetônico formado pelo Convento de Santo Antônio e sua Igreja ficam localizados no Largo da Carioca (no Centro do Rio de Janeiro), no alto do Morro de Santo Antônio. Ambos tiveram sua construção iniciada em 1608 e são propriedade da Ordem Franciscana. A talha da igreja foi esculpida e dourada entre os anos de 1627-1630 e é classificada como pertencente a segunda tipologia de retábulo e da primeira tipologia de talha. Entende-se por talha a técnica escultórica em que madeira é esculpida e pode ser, em seguida, coberta com uma camada de cola com gesso e, posteriormente dourada (revestida com uma camada de ouro). A talha pode ser contínua (sem interrupção) ou pontual. A talha pontual é caracterizada pela disposição isolada dos elementos escultóricos que podem ser aplicados em determinados pontos como, no caso da Igreja do Convento de Santo Antônio, na nave e no púlpito; na parte inferior dos ...

Biblioteca Digital do Senado Federal

Imagem
A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) disponibiliza desde 22 de novembro de 2006, em formato digital, a mais de 226 mil documentos. Entre eles livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, etc. Sua idealização começou 6 meses antes através da Portaria do Diretor-Geral nº 115, de 16 de maio de 2006 e atualmente a biblioteca conta com dois apoiadores: a Biblioteca Digital Jurídica (BDJur), vinculada ao Supremo Tribunal de Justiça, e o IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Os documentos disponibilizados na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos, tornando possível o acesso e download gratuitos das obras e mensalmente são adicionados novos livros (alguns títulos recentes) ao acervo da biblioteca nas áreas abaixo: Administração Direito Economia e Política Educação História e Biografia Literatura Outras Áreas Os interessados podem se cadastrar de forma on-line para receberem por e-mail inf...

Wassily Kandinsky

Imagem
Wassily Kandinsky (1866-1944) buscava uma forma de pintura que falasse por si mesma, ele queria que a cor falasse. Entendia que a cor tinha o poder de transmitir o sentimento e emoção do artista. O observador deveria ligar a cor à emoção. Queria definitivamente libertar o fazer artístico do compromisso com a realidade e libertar o olho do observador. Para Kandinsky só quando a pintura se libertasse do tema, ela conseguiria ser fiel a aquilo que ela é: cor e suporte. Através dos rabiscos e das formas soltas, ele soltava a mão e com isso criava as figuras abstratas. Kandinsky sabe juntar as formas aleatórias para criar dinamismo, peso e equilíbrio. Wassily Kandinsky Improvisation 26 (Oars) Kandinsky some com a linha do horizonte e deixa as formas ficam flutuando no espaço. Na pintura escolhida, fica evidente o sentimento passado através da cores fortes e da união de formas, linhas e curvas sem usar a tridimensionalidade e em a submissão da linha do horizonte. Ele também...