Estudo de caso: Talha da capela-mor da Igreja do Convento de Santo Antônio

Estudo de caso: Talha da capela-mor da Igreja do Convento de Santo Antônio


O conjunto arquitetônico formado pelo Convento de Santo Antônio e sua Igreja ficam localizados no Largo da Carioca (no Centro do Rio de Janeiro), no alto do Morro de Santo Antônio. Ambos tiveram sua construção iniciada em 1608 e são propriedade da Ordem Franciscana. A talha da igreja foi esculpida e dourada entre os anos de 1627-1630 e é classificada como pertencente a segunda tipologia de retábulo e da primeira tipologia de talha.
Entende-se por talha a técnica escultórica em que madeira é esculpida e pode ser, em seguida, coberta com uma camada de cola com gesso e, posteriormente dourada (revestida com uma camada de ouro). A talha pode ser contínua (sem interrupção) ou pontual. A talha pontual é caracterizada pela disposição isolada dos elementos escultóricos que podem ser aplicados em determinados pontos como, no caso da Igreja do Convento de Santo Antônio, na nave e no púlpito; na parte inferior dos órgãos, nos guarda corpos e nas sancas do teto. Já nos retábulos do arco cruzeiro e a capela-mor, a talha é contínua. Logo, a talha da Igreja do Convento de Santo Antônio é mista.
Os retábulos da capela-mor são classificados como da segunda tipologia que é recoberta por talha barroca dourada sobre uma base vermelha. Essa tipologia de retábulo é caracterizada, particularmente, por ocupar toda a parede do fundo, o contorno externo do retábulo segue o da parede da capela-mor. Ela é compacta e
"se organiza a partir de linhas paralelas, linhas verticais em sua parte central e concêntrica em seu coroamento. As verticais são formadas pelas colunas e pilastras e as concêntricas, pelos arcos" (ALVIM, Sandra, 1997, p.68)
Essas linhas são interrompidas pelas cornijas (que são os segmentos horizontais). As colunas torsas continuam no arco e descem nas outras colunas. Os contrafeches formam linhas convergentes que apontam para o centro dos arcos, ou seja, para o nicho que é o local mais importante da capela-mor. O nicho que é formado pela repetição de arcos concêntricos que recuam de modo gradativo. Percebe-se neles recuos, uma preocupação com a volumetria.
Já a primeira tipologia de talha foi utilizada nos trabalhos iniciais na cidade do Rio de Janeiro e são idealizadas pelos portugueses e não há influência local. Essa tipologia possui como características a complexa exuberância, claro-escuro e grande relevo dos ornatos que são indícios típicos da barroca. Tudo é feito pensado e realizado para impressionar seja pelo luxo, o aspecto teatral e aversão às áreas desprovidas de ornatos (“horror ao vazio”). A talha da primeira tipologia é formada por painéis pela da divisão das superfícies por linhas horizontais e verticais. Esses painéis podem ser de tamanhos variados, mas, sem sua maioria, são retangulares e, em cada um, desenvolvem-se elementos escultóricos de grande relevo e formas repetitivas que criam um conjunto homogêneo. Essa tipologia de talha parece homogênea e tal fato se deve à sua cor uniforme (no caso, dourado), à proximidade entre seus elementos escultóricos e a semelhanças de suas formas e relevo.

Viste a Igreja!
Saiba os horários e programação no site
---
English version

Case study: Carving of the main chapel of the Church of the Convent of Santo Antônio


The architectural complex formed by the Convent of Santo Antônio and its Church are located in Largo da Carioca (in the Center of Rio de Janeiro), at the top of the Morro de Santo Antônio. Both had their construction begun in 1608 and are owned by the Franciscan Order. The carving of the church was carved and gilded between the years of 1627-1630 and is classified as belonging to the second type of altarpiece and the first typology of carving.

It is understood by carving the sculptural technique in which wood is carved and can be then covered with a layer of glue with gypsum and then gilded (coated with a layer of gold). The hoist can be continuous (without interruption) or punctual. The punctual carving is characterized by the isolated arrangement of the sculptural elements that can be applied in certain points, as in the case of the Church of the Convent of Santo Antônio, the nave and the pulpit; in the lower part of the organs, it keeps us bodies and in the crown molding of the ceiling. Already in the retables of the cross arch and the chancel, the carving is continuous. Therefore, the carving of the Church of the Convent of St. Anthony is mixed.

The retables of the chancel are classified as of the second typology which is covered by gilded baroque carving on a red base. This type of altarpiece is characterized, in particular, by occupying the whole of the bottom wall, the outer contour of the altarpiece follows that of the main chapel wall. It is compact and
"is organized from parallel lines, vertical lines in its central part and concentric in its crowning. The vertical ones are formed by the columns and pilasters and the concentric ones, by the arches" (ALVIM, Sandra, 1997, p.68)
These lines are interrupted by the cornices (which are the horizontal segments). The torsal columns continue in the arch and descend in the other columns. The contrafeches form converging lines that point to the center of the arches, that is, to the niche that is the most important place of the chancel. The niche is formed by the repetition of concentric arcs that recede gradually. One can see in them retreats a concern with volumetry.

The first typology of carving was used in the initial works in the city of Rio de Janeiro and are idealized by the Portuguese and there is no local influence. This typology has as characteristics the complex exuberance, light-dark and great relief of the ornaments that are typical signs of the Baroque. Everything is done thought and carried out to impress either by the luxury, the theatrical aspect and aversion to the areas devoid of ornatos ("horror to emptiness"). The carving of the first typology is formed by panels by the division of surfaces by horizontal and vertical lines. These panels can be of varying sizes, but most are rectangular and in each one, sculptural elements of great relief and repetitive forms that create a homogeneous set are developed. This type of carving seems homogeneous and this fact is due to its uniform color (in this case, golden), the proximity between its sculptural elements and the similarities of its shapes and relief.

Go to church! Learn the schedules and programming on the site


Crédito do texto: Bianca Costa

Referências / References

ALVIM, Sandra. Arquitetura Religiosa Colonial no Rio de Janeiro. Volume 1 - Revestimento, retábulo e talha. Editora UFRJ, IPHAN. Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro. 1997.

CUNHA, Almir Paredes. Guia para o estudo da História da Arte - Dicionário de Artes Plásticas. Volume 1, Editora Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2005.

ROWER, Frei Basílio. O.F.M. O Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro - Sua história, memórias, tradições. Impressão por ordem do Provincialado. 1937.



CONTI, Flavio. Como reconhecer a arte Barroca. Editora LTDA. São Paulo. pág. 56-61. 1978.



Guia das igrejas históricas da cidade do Rio de Janeiro. Convento e Igreja de Santo Antônio. Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Secretaria especial de projetos especiais IPHANRIO: RioTUR. 1997. pág. 19-20.



As mais Belas Igrejas do Brasil. Editora metalivros. pág 76-77. São Paulo. 1999.



BAZIN, Germain. A arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Volume 2. Editora Record. pág. 155-157. 1956.



BARBOSA, Dom Marcos; MACHADO, Arnaldo. Arte Sacra Brasileira. Editora Colorama. Rio de Janeiro, 1988. pág.186-188.



SANTOS, Paulo F. Quatro séculos de Arquitetura. Editora Valença. Valença - RS. págs.17-18. 1977.



ETZEL, Eduardo. Imagem Sacra Brasileira. Edições melhoramentos, editora da Universidade São Paulo, São Paulo. Pág 48-49. 1979.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotografias albuminadas

Breve histórico sobre a fabricação de papel

Construtivismo e abstracionismo