Wassily Kandinsky

Wassily Kandinsky (1866-1944) buscava uma forma de pintura que falasse por si mesma, ele queria que a cor falasse. Entendia que a cor tinha o poder de transmitir o sentimento e emoção do artista. O observador deveria ligar a cor à emoção. Queria definitivamente libertar o fazer artístico do compromisso com a realidade e libertar o olho do observador. Para Kandinsky só quando a pintura se libertasse do tema, ela conseguiria ser fiel a aquilo que ela é: cor e suporte. Através dos rabiscos e das formas soltas, ele soltava a mão e com isso criava as figuras abstratas. Kandinsky sabe juntar as formas aleatórias para criar dinamismo, peso e equilíbrio.

Improvisation 26 (Oars)

Kandinsky some com a linha do horizonte e deixa as formas ficam flutuando no espaço. Na pintura escolhida, fica evidente o sentimento passado através da cores fortes e da união de formas, linhas e curvas sem usar a tridimensionalidade e em a submissão da linha do horizonte. Ele também tira o título para não deixar o espectador tentando analisar e descobrir o que é a obra. O olhar do observador não se vê obrigado a tentar descobrir o que representa cada forma, mas sente a emoção passada pela união cores. A pintura começa a falar de suas próprias questões, livre de uma temática e do comprometimento com a realidade.

English version


Wassily Kandinsky (1866-1944) sought a form of painting that speaks for itself, the color he wanted to speak. He understood that the color had the power to convey feeling and emotion of the artist. The observer should call the color and emotion. Definitely wanted to liberate the artistic engagement with reality and liberate the eye of the beholder. For Kandinsky painting only when the subject came free, she would be faithful to what it is: color and media. Through the loose scribbles and shapes, he let out his hand and this created the abstract figures. Kandinsky know the random shapes together to create momentum, weight and balance.

Kandinsky add to the skyline and leave forms are floating in space. In the painting chosen, it is evident the feeling passed through the strong colors and the union of shapes, lines and curves without using the three-dimensionality and the submission of the skyline. He also takes the title for not letting the viewer trying to analyze and find out what is the work. The eye of the observer is not forced to try to discover what each shape represents, but feel the emotion passed by the union colors. The painting begins to talk about their own issues, a free theme and engagement with reality.

Referência / Reference

Imagem. Wassily Kandinsky. Improvisation 26 (Oars). 1912. Oil on canvas. 97 x 107.5 cm. Städtische Galerie im Lenbachhaus, Munich, Germany.


Disponível em: <http://www.abcgallery.com/K/kandinsky/kandinsky21.html>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotografias albuminadas

Breve histórico sobre a fabricação de papel

Construtivismo e abstracionismo