domingo, 5 de março de 2017

Biblioteca Digital do Senado Federal


A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) disponibiliza desde 22 de novembro de 2006, em formato digital, a mais de 226 mil documentos. Entre eles livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, etc.

Sua idealização começou 6 meses antes através da Portaria do Diretor-Geral nº 115, de 16 de maio de 2006 e atualmente a biblioteca conta com dois apoiadores: a Biblioteca Digital Jurídica (BDJur), vinculada ao Supremo Tribunal de Justiça, e o IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Os documentos disponibilizados na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos, tornando possível o acesso e download gratuitos das obras e mensalmente são adicionados novos livros (alguns títulos recentes) ao acervo da biblioteca nas áreas abaixo:
Os interessados podem se cadastrar de forma on-line para receberem por e-mail informações sobre os novos itens de uma coleção.

É possível encontrar na Biblioteca do Senado textos diversos, jornais e revistas, livros, documentos e obras raras do Brasil Império como:
  • Catalogo da Exposição de História do Brazil realizada pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro a 2 de dezembro de 1881. Biblioteca Nacional (Brasil) (BN) (Rio de Janeiro : Typ. G. Leuzinger & Filhos, 1881)
Outras obras raras podem ser encontradas na seção: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/4

A biblioteca conta também com algumas coleções distribuídas entre as categorias abaixo

  1. Senado Federal
  2. Legislação
  3. Senadores
  4. Obras Raras
  5. Jornais e Revistas
  6. Biblioteca do Senado Federal
  7. Textos Diversos
Além de tudo isso, é possível submeter trabalhos no formato de artigos que estão sujeitos a aprovação da Revista de Informação Legislativa. Uma vez aprovados, os trabalhos ficarão disponíveis na BDSF.

Para submeter trabalhos, é necessário preencher o Termo Geral de Autorização para Publicação Digital na BDSF (disponível no próprio site) e seguir as instruções contidas no documento.

Por trás da plataforma tecnológica da BDSF há um software livre largamente usado em bibliotecas digitais, o projeto open-source DSpace (http://www.dspace.org/).

Para aqueles que não estão familiarizados com tecnologia, a biblioteca disponibiliza um tutorial sobre como realizar as pesquisas (Por data de publicação, Por título, Por autor e Por assunto). É possível combinar esses critérios na pesquisa avançada para trazer os resultados de forma mais assertiva.

Ainda em relação a busca, é possível filtrar pela primeira letra do nome do autor e/ou do título da obra, ou ainda se a pesquisa será estendida as notícias de jornais e revistas do acervo.

Após realizar a pesquisa, é o possível ordenar os resultados de forma ascendente ou decrescente.


Se você gostou do projeto da Biblioteca Digital do Senado Federal, não deixe de curtir a página deles no Facebook e ficar por dentro das novidades: https://www.facebook.com/BibliotecadoSenado/

CONTATO DA BDSF:
Serviço de Biblioteca Digital - SEBID
Telefones:+55 (61) 3303-1267 / 3303-1268
E-mail: biblioteca@senado.gov.br
http://www2.senado.leg.br/bdsf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário